Educação


DIVULGAÇÃO DE AÇÕES, PROGRAMAS, GASTOS E MEDIDAS ADOTADAS NA ÁREA DA EDUCAÇÃO DURANTE A PANDEMIA (NOTA TÉCNICA CTE-IRB N° 02/2020).

6.1 Ações de apoio à saúde física e mental dos profissionais da educação.

Em consideração à saúde física dos profissionais da Educação, a Secretaria suspendeu as atividades presenciais dos professores e organizou o plano de atendimento remoto aos alunos e reorganizou a jornada de trabalho dos servidores. Em consideração à saúde mental, a Secretaria da Educação colocou uma psicóloga à disposição dos servidores que procurassem a secretaria ou fossem encaminhados pelos diretores.

6.2 Informações sobre concursos novos e em andamento, contratações temporárias, regimes suplementares, convocações extraordinárias, alterações nas jornadas de trabalho e afastamentos dos profissionais de educação realizados em decorrência da covid-19.

A Secretaria da Educação solicitou a abertura de novo concurso para suprir as vagas já existentes anteriormente, decorrentes de aposentadorias, exonerações e aumento de demanda, a qual foi aprovada pelo Dec. Municipal nº 307, de 08 de julho de 2020.

Durante o período de pandemia da COVID-19:

  • Não ocorreram novas contratações;
  • Foram suspensas as jornadas extraordinárias;
  • Foram afastados os servidores com comorbidades;
  • Foram alteradas as jornadas de trabalho de servidores administrativos e de serviços gerais;
  • Foi regulamentado o Trabalho Remoto;
  • Alguns servidores terceirizados de zeladoria e limpeza foram cedidos para unidades Básicas de Saúde e para os CRAS.

6.3 Convênios, parcerias, acordos de cooperação, contratações, aditamentos e alterações contratuais, para garantir o cumprimento dos protocolos sanitários.

Até o momento, não ocorreram convênios, parcerias, acordos de cooperação, adiantamentos ou alterações contratuais, para garantir o cumprimento dos protocolos sanitários.

6.4 Mudanças na forma de contratação ou na gestão de contratos e compras na área da educação.

Não ocorreram alterações na forma de contratação ou na gestão de contratos e compras na área da educação.

6.5 Articulação entre as secretarias da educação e as unidades de planejamento, fazenda e controle interno, considerando, sobretudo, os impactos na arrecadação trazidos pela queda da atividade econômica.

A Secretaria da Educação tem procurado seguir as medidas de economia indicadas pela Secretaria de Controle Interno, evitando gastos que não sejam imprescindíveis, em razão dos impactos na arrecadação trazidos pela queda da atividade econômica.

6.6 Medidas adotadas em relação à alimentação escolar:

  • Levantamento do estoque de merenda disponível nas escolas e no depósito, para organizar e regulamentar as distribuições.
  • Reuniões com o CAE para definir e aprovar as ações e critérios de distribuição.
  • Cadastramento das famílias em situação de vulnerabilidade, que necessitavam receber a merenda, de acordo com orientações do PNAE.
  • Triagem das famílias beneficiárias de outros programas sociais.
  • Publicação do Decreto Municipal 217/20 que estabeleceu regras para a entrega dos itens da merenda.
  • Elaboração de orientações às escolas, de como procederem com o recebimento, higienização, montagem e entrega destes kits às famílias.
  • Elaboração de orientações às famílias de como procederem com o recebimento e higienização dos kits.
  • Entrega dos itens de alimentos não perecíveis disponíveis em estoque e dos perecíveis. Foram organizados kits, com valor aproximado de R$ 50,00 e atendidas 1841 crianças. Foram inclusos alimentos perecíveis e não perecíveis da agricultura familiar.
  • Aquisição de gêneros alimentícios para novas entregas no mês de Junho e Julho.

Entrega: Maio: 1841 kits, Junho: 1553 kits e previsão para Julho: 1556 kits

6.7 Estratégias para entrega dos conteúdos aos alunos:

1º MOMENTO - 13/04/2020 a 05/06/2020: Disponibilização de atividades não presenciais, na forma on-line (enviadas por WhatsApp) e material impresso, não computadas para validação de dias letivos, mas com intuito de manter o hábito de estudo e o vínculo entre aluno e escola. Atividades elaboradas como complementação e reforço de conteúdos já ensinados.

RESPONSÁVEIS: Diretores, Coordenadores Pedagógicos e Assessores de Ensino.

DESENVOLVIMENTO:

  • Criação de um Drive comum para as escolas, no Google Drive.
  • Criação do WhatsApp Business para cada escola manter contato com os responsáveis.
  • Acoplagem das planilhas com nome dos alunos e contatos.
  • Organização de bilhete orientativo aos pais.
  • Busca ativa de alunos. Pais que não autorizaram, ou não receberam notificação via WhatsApp Business.
  • Elaboração de atividades e postagem no Drive, separadas por Modalidade (Educação Infantil, Ensino Fundamental e EJA) e Etapa.
  • Disponibilização de atividades impressas, aos pais que solicitaram, a partir de 11/05/2020.
  • Organização para impressão e entrega das atividades, às quartas-feiras, na unidade escolar. Estabelecimento de horários por turmas.
  • Disponibilização no DRIVE de PASTA IMPRESSÃO, com atividades de todas as disciplinas organizadas para isso, para os pais que optassem em não retirar atividades impressas.
  • Orientação de registro e controle dos pais que solicitam a retirada das atividades impressas.

2º MOMENTO: 08/06 a 26/06: encaminhamento de módulos de atividades avaliativas-diagnósticas).

RESPONSÁVEIS: Professores

DESENVOLVIMENTO:

  • 01/06 (segunda-feira): Retorno das atividades laborais docentes, para planejamento de atividades remotas aos alunos, com Reunião Pedagógica para esclarecimento da organização e planejamento geral acerca do trabalho remoto.
  • 02/06 e 03/06 (terça e quarta-feiras): Atendimento pedagógico do coordenador e professores. Modo remoto e/ou sugestão de escalonamento.
  • Envio de bilhete informativo aos pais, via WhatsApp Busines, para esclarecimento deste novo momento.
  • Criação de DRIVE individual para as escolas, separados por turma e envio do link para os responsáveis.
  • 04/06 e 05/06 (quinta e sexta-feiras): Organização dos meios/materiais para disponibilização de atividades remotas letivas.
  • Escalonamento para atendimento e orientações individuais, da coordenação pedagógica aos professores, no período de 01/06 a 05/06.
  • Organização dos docentes para atendimento remoto aos pais, via WhatsApp Business.
  • Informação aos pais sobre a disponibilidade de atendimento remoto, para esclarecimento das dúvidas.
  • Organização de horário de permanência do professor responsável por cada turma.
  • EJA e Educação Especial - atendimento de acordo com suas particularidades.
  • Durante o período de atividades remotas, os professores entregarão semanalmente um RELATÓRIO DE ATIVIDADES DESENVOLVIDAS, que será utilizado para o controle de sua frequência.
  • Elaboração de atividades, de acordo com Matrizes de Referências, das disciplinas.
  • Organização para entrega dos módulos:
    • De 08/06 a 19/06 - Módulo 1 (L. Portuguesa, Matemática e Ed. Física).
    • De 22/06 a 26/06 - Módulo 2 (História, Geografia, Ciências e Arte).
  • Os módulos seguirão com informativo aos pais, sobre as datas para devolução e recebimento do próximo módulo.
  • De modo atender a legislação (Resolução nº 1522/2020- GS/SEED) para validação dos dias letivos, na forma das atividades escolares remotas, serão registradas em controle, a retirada e devolução das atividades, por meio do qual se efetivará o registro de frequência do aluno.
  • No ato da entrega, explicação aos pais sobre importância da realização, bem como, da devolução das atividades e atenção ao cronograma de entrega.
  • Para auxiliar os pais no cumprimento das datas, fixar cartazes na entrada da escola, enviar lembretes por whatsApp, realizar ligações telefônicas ou entregar comunicado pessoalmente.

3º MOMENTO: 29/06 a 31/07: Módulos de atividades com oferta de conteúdos novos e explicações.

DESENVOLVIMENTO:

  • Planejamentos de aulas, conforme orientações e diretrizes pedagógicas da Semed.
  • Entrega e atividades aos alunos, com possibilidades de uso do Livro Didático (PNLD), atividades impressas e via DRIVE, ou demais recursos audiovisuais. Importante cada unidade escolar decidir pela forma de disponibilização em conjunto, dispensando comparações entre a própria comunidade escolar.
  • Disponibilização de cadernos e demais materiais necessários a execução das atividades propostas.
  • Professores seguem com os registros dos Planos de aulas, conforme o orientado para o período anterior.
  • Os professores devem observar no DRIVE as atividades já realizadas para que o planejamento ocorra em continuidade.
  • Este período considera 12 dias letivos e as aulas/atividades elaboradas para envio seguirão a seguinte estrutura de carga horária das disciplinas a serem registradas no plano de aula:
    1. L. Portuguesa: 4 dias letivos
    2. Matemática: 4 dias letivos
    3. Ciências: 1 dia letivo
    4. História: 1 dia letivo
    5. Geografia: 1 dia letivo
    6. História: 1 dia letivo
    7. Ed. Física: 1 dia letivo
    8. Arte: 1 dia letivo

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM: garantir que o aluno tenha acesso aos conteúdos considerados essenciais ao Ano/Etapa em curso. Ofertar esses conteúdos por meio de diferentes recursos pedagógicos e acompanhar/ avaliar a aquisição dos mesmos.

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS: considerar estratégias que se adequem aos objetivos e às formas possíveis de realização, com destaque a recursos auxiliares para a realização das atividades (materiais concretos e recursos tecnológicos).

ORGANIZAÇÃO DE ENTREGA E RECEBIMENTO DOS MÓDULOS:

  • 29/06 e 30/06 - Entrega/postagem de aulas e atividades, conforme carga horária das disciplinas. Recebimento dos módulos de Avaliação.
  • 20/07 e 21/07 - Nova Entrega/postagem de aulas e atividades, conforme carga horária das disciplinas.
  • 03/08 - Recebimento das atividades.

EDUCAÇÃO ESPECIAL:

  • CLASSE ESPECIAL: O planejamento será o mesmo para as 5 Classes Especiais, com orientações e supervisão direta da equipe do NEEEDH (Núcleo de Educação Especial e de Estudos do Desenvolvimento Humano) da SEMED.
  • PROFESSOR DE APOIO: Ficará responsável em adequar as atividades elaboradas pelo regente. As adequações deverão atender as necessidades específicas dos alunos acompanhados pelo professor de apoio, considerando o nível de aprendizagem de cada um. Se necessário, preparar atividades com grau de complexidade menor ao da turma.

6.8 Adoção de atividades não presenciais nas redes de ensino; medidas de acompanhamento e manutenção do vínculo aluno-escola, visando à aprendizagem durante esse período, mesmo que proporcionalmente inferior à esperada em condições normais de aulas presenciais, e para evitar o aumento do abandono e da evasão escolar.

Não foi constatado abandono escolar.

As atividades presenciais, até a presente data, contemplaram três momentos:

  • 1º Momento: 13/04/2020 a 05/06/2020 - Atividades Remotas para manutenção do hábito de estudo.
  • 2º Momento: 08/06 a 26/06 - Atividades Avaliativo-diagnósticas.
  • 3º Momento: 29/06 a 31/07: Módulos de atividades com oferta de conteúdos novos e explicações.

6.9 Interação entre profissionais das redes de ensino.

Para interação entre os profissionais da Rede Municipal de Educação, são utilizadas plataformas para reunião virtual e redes sociais (Facebook e WhatsApp).

O mesmo tem-se utilizado para o contato com os responsáveis pelos alunos.

6.10 Ações de orientação e capacitação oferecidas ao corpo docente e a todos os profissionais ligados à gestão da educação.

Visando a realização de atividades educacionais durante o período de suspensão das aulas presenciais, a Secretaria Municipal da Educação organizou um Curso sobre as ferramentas GOOGLE, com intuito de instrumentalizar professores, diretores, coordenadores e servidores administrativos para melhor atendimento aos alunos e responsáveis.

O contato com diretores e coordenadores pedagógicos ocorre constantemente, por reuniões virtuais, email-s ou whatsApp, envolvendo orientações sobre:

  • Atenção aos planejamentos dos professores;
  • Reorganização do conteúdo anual, elencando conteúdos mínimos para o período de pandemia;
  • Cumprimento dos protocolos de saúde;
  • Atividades administrativas;
  • Cursos e palestras para profissionais da educação;
  • Como realizar intervenções pedagógicas e administrativas junto aos profissionais da escola;

Também tem sido constante o contato de Diretores e Coordenadores com professores para orientá-los acerca do planejamento e das possibilidades de interação com os alunos e com os pais, para orientá-los quanto às atividades enviadas e a utilização de recursos.

6.11 Ações intersetoriais de atendimento aos alunos e a suas famílias.

As ações intersetoriais foram:

  • Reuniões com Conselho Municipal de Educação e Conselho Tutelar.
  • Atendimento das famílias em vulnerabilidade social, com a entrega de gêneros alimentícios da merenda escolar.
  • Apoio à Assistência Social para divulgação e atendimento das famílias selecionadas para recebimento de benefícios emergenciais, incluído a entrega do "Cartão Comida Boa".
  • Apoio à Secretaria da Saúde para divulgação de campanhas e conscientização sobre o isolamento social e protocolos de saúde.

6.12 Participação da comunidade escolar e conselhos na tomada de decisões quanto às ações empreendidas no período de isolamento:

  • Direção e Coordenação das escolas: Organização do 1º momento de atividades remotas, juntamente com os assessores da Equipe de Ensino da SEMED.
  • Professores, direção, Coordenação: Seleção dos conteúdos para o 2º e 3º momento das atividades remotas encaminhadas aos alunos.
  • Conselho Municipal de Educação: Acompanhamento da organização de todas as etapas, bem como da elaboração do Decreto Nº 260/2020, que estabeleceu o início do trabalho remoto dos professores.
  • Conselho Municipal de Alimentação Escolar: Acompanhamento da elaboração do Decreto Nº 217/2020, que organizou a distribuição dos gêneros alimentícios da merenda escolar para os alunos matriculados na Rede Municipal.
  • Os estudos para reorganização do calendário escolar, bem como a organização da Comissão de Gerenciamento da Covid 19, no âmbito da Educação, para a elaboração do Plano de Retomada das Atividades, contam com a participação dos Gestores das escolas e do Conselho Municipal de Educação.

6.13 Informações sobre os planos de ação e as estratégias de governo para o retorno gradual dos estudantes às salas de aula, incluindo mecanismos de busca ativa, protocolos e recomendações relativos aos cuidados sanitários e de higiene exigidos pelos órgãos de saúde, bem como orientações emitidas por conselhos ou comitês especializados.

Instituição da Comissão Municipal de Educação, para o gerenciamento da pandemia da COVID-19, responsável pela elaboração dos Protocolos de Retorno às Aulas no Município de Cambé e pelas orientações às Comissões Escolares de Gerenciamento da Pandemia da Covid-19.

  1. Elaboração, pela Comissão Municipal de Educação, para o gerenciamento da pandemia da COVID-19, de uma pesquisa direcionada aos pais sobre o retorno das aulas presenciais.
  2. Chamamento público para o preenchimento da pesquisa aos pais sobre o retorno das aulas presenciais, enviado via WhatsApp Busines das escolas e disponibilizada no portal da PMC.
    1. Carta enviada às famílias por WhatsApp, juntamente com o link para preenchimento da pesquisa.
    2. Mensagem de chamamento público no portal da PMC.
    3. carta instrucoes
    4. Resultado da Pesquisa:

      Temos a resposta de 6110 alunos.

      • 5018 não retornariam (82,13%)
      • 1092 retornariam (17,87%)
      grafico

      Respostas classificadas por ano/etapa de ensino


      grafico

      Respostas classificadas por dependência administrativa

  3. Busca ativa das crianças que não estão devolvendo as atividades propostas remotamente, por meio de contatos telefônicos, envio de WhatsApp e/ou correspondências entregues nos domicílios.
  4. Encaminhamento da Cartilha digital "Coronavírus: Vamos nos proteger", do Ministério da Saúde para ser trabalhada com as famílias dos alunos da rede municipal.
  5. Participação constante das reuniões propostas pelo NRE-Londrina, SEED, CNE, CEE-PR, UNDIME e UNCME, para discussão dos protocolos de retorno.
  6. Solicitação de processo licitatório para aquisição de EPIs necessários para o retorno presencial gradual ou total.

6.14 Ações a serem implementadas para avaliação diagnóstica, nivelamento das turmas e alunos e recuperação da aprendizagem, incluindo as iniciativas que objetivam mitigar a defasagem de aprendizado gerada pelas dificuldades de acesso dos alunos em situação de maior vulnerabilidade ao conteúdo disponibilizado a distância.

A Secretaria da Educação tem discutido estratégias para minimizar os prejuízos pedagógicos decorrentes desse período de pandemia que incluem:

  1. Ensino híbrido em 2021, 2022 e possivelmente 2023, com atividades remotas concomitantes às aulas presenciais, considerando:
    • Em 2021, o desenvolvimento dos conteúdos referentes ao ano letivo de 2020, com avanço de pelo menos 40% dos conteúdos de 2021.
    • Em 2022, finalizaríamos os conteúdos de 2021, tentando atingir 100% dos conteúdos de 2022.
    • Caso a meta não seja atingida em dois anos, finalizaríamos a adequação em 2023.
  2. Acompanhamento constante da aprendizagem dos alunos, por meio dos módulos remotos e interação via WhatsApp.
  3. Atendimento individualizado com reforço escolar para os alunos com maior defasagem, devido à vulnerabilidade do conteúdo disponibilizado a distância.
  4. Capacitação dos professores para utilização do Classroom, com objetivo de diversificar o trabalho remoto com nossos alunos.

6.15 Ações de acolhimento dos alunos a fim de minimizar os efeitos psicológicos decorrentes do isolamento.

Interação individual com os alunos, no intuito de auxiliá-los na realização das atividades, de expressar carinho e de auxiliá-los a compreender este momento vivido.

Acompanhamento via WhatsApp, dos alunos que já estavam em atendimento no NEEEDH (Núcleo de Educação Especial e de Estudos do Desenvolvimento Humano) da SEMED e dos alunos.

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Última atualização: 11/11/2024 14:10:12